PDA ASSESSMENT

O QUE É O PDA?

/ O PDA (Personal Development Analysis), define-se como uma ferramenta que avalia o estilo comportamental das pessoas em ambiente de trabalho. É um um teste psicométrico, que através de uma metodologia pragmática, eficaz e cientificamente comprovada, permite descrever e analisar o Perfil Comportamental com o propósito de avaliar as necessidades comportamentais de uma posição e gerar compatibilidades específicas nos diferentes processos da área de Recursos Humanos.

/ O PDA não qualifica perfis comportamentais como sendo “bons” ou “maus”. Ao invés, descreve as características comportamentais do indivíduo avaliado. Caso gere um Estudo de Compatibilidade entre um Candidato ou Colaborador e um cargo, descreve em pormenor os pontos fortes e eventuais pontos a serem desenvolvidos. É uma ferramenta eficaz na rentabilização de tempo e de dinheiro.

ORIGEM TEÓRICA DO PDA ASSESSMENT

A metodologia PDA tem como princípios, as teorias de Marston, Walter V. Clarke e Prescot Lecky. Estas teorias são também fundamentais no desenvolvimento e conceção de outras ferramentas de seleção e gestão de talentos.

William M. Marston

/ Vida & Carreira

Nasceu em Saugus, Massachussets, EUA.
Completou os seus estudos na Universidade de Harvard, em 1921 como PhD em Psicologia. Trabalhou como professor na American University, em Washington D.C. e na Tufts University em Medford, Massachussets. Trabalhou também na Universal Studios, Califórnia, como Diretor de Serviços Públicos.

/ Psicólogo e inventor

Desenvolveu a “Teoria da Personalidade” apresentada no seu livro Emotions of Normal People de 1928, descrevendo nele os princípios que sustentam a teoria do PDA.
Muitos inventos de conhecimento público são creditados a Marston. Como por exemplo, é reconhecido como o inventor, em 1920, do “polígrafo” (detetor de mentiras), onde desenvolveu o medidor da pressão sistólica do sangue, base teórica principal deste invento e com o qual trabalhou com o FBI durante quase 5 anos.
Mesmo sendo uma curiosidade é considerado pai e inventor da “Mulher Maravilha”.

SUSTENTAÇÃO TEÓRICA DO PDA

O PDA International está firmemente comprometido em manter os mais altos padrões no desenvolvimento e na aplicação do PDA Assessment, implementando cuidadosamente os processos de pesquisa e desenvolvimento. O PDA Assessment garante resultados comprovados e assegura feedback assertivo a quem completa o Formulário. Foi desenvolvido para fornecer informação profunda e detalhada,  permitindo interpretações sólidas, servindo de base tanto para decisões chave como para feedbacks baseados nos resultados individuais.

Estudos de validação intensos e rigorosos têm feito do PDA um produto confiável, que pode ser utilizado por Consultores e Profissionais de Recursos Humanos em programas de coaching, formação e seleção de talentos.

AS VANTAGENS DO PDA

   / Preencher o formulário PDA leva entre 10 a 20 minutos.

   / Pode-se produzir 7 relatórios diferentes em cada processo PDA.

   / Cumpre as exigências do EEOC (Equal Employment Opportunity Commission).

   / É uma ferramenta fidedigna que sustenta as nossas decisões, justificando-as tecnicamente.

   / Os relatórios são apresentados em 3 formatos: Digital; Impresso e Áudio.

/ Indicador de consistência” que mede o grau de confiabilidade e consistência da informação.

/ Excelente design gráfico que otimiza a sua leitura e interpretação.

/ É disponibilizado “Online” e os resultados são apresentados de imediato.

/ Certificado cientificamente pelo American Institute of Business Psychology com mais de 90% de fiabilidade.

A HISTÓRIA QUE IMPORTA

Com o PDA não se joga aos dados.
Através da identificação do perfil comportamental de cada indivíduo, obtemos informação pertinente para capitalizarmos o seu potencial único, tornando-se esse conhecimento numa ferramenta extremamente poderosa. Porquê?
Em primeiro lugar, porque identificar e capitalizar o que é único em cada um de nós, poupa-nos tempo, ao termos o mapa a guiar-nos na direção correta e com atalhos, torna o indivíduo mais responsável, ao adquirir mais autoconhecimento e confiança nas suas capacidades, e por fim, promove um sentido de equipa mais forte, criando interdependência entre os seus elementos.

/ Intensidade do eixo: Mede a Intensidade de cada uma das tendências comportamentais;

/ Intensidade do Perfil: Mede a coerência do Perfil comportamental do avaliado. Permite saber o nível de flexibilidade do avaliado;

/ Indicador de Consistência: Mede o Nível de consistência e a qualidade das informações fornecidas pelo avaliado;

/ Equilíbrio da energia: Quantidade de energia física e mental que o avaliado tem disponível. Serve para identificar o nível de motivação ou stress;

/ Eixo do Autocontrolo: Mede a capacidade das pessoas em controlar os seus impulsos e emoções;

/ Atribuir-lhes funções e responsabilidades adequadas;

/ Permitir-lhes assumir o seu perfil comportamental natural;

/ Desenvolver programas de formação eficazes;

/ Liderar e fazer Coaching de forma eficaz;

/ Contribuíndo para um maior bem estar no local de trabalho/diminuição de stress;

/ Criar equipas com alto desempenho;

/ Identificar Factores de Força de uma pessoa e áreas de oportunidade em relação ao negócio;

/ Identificar claramente o que o/a Motiva;

/ Conhecer a sua Capacidade de Persuação;

/ Compreender como se comunicar e relacionar com essa pessoa;

/ Capacidade de análise e as capacidades comerciais;

/ Compreender como liderar eficazmente a pessoa e qual o seu estilo de liderança;

/ Identificar o Estilo de Tomada de decisão da pessoa;